Minicursos Selecionados
Chamada de Minicursos
Peer-to-Peer: Computação Colaborativa na Internet

- Arthur Callado (UFPE)
- Carlos Kamienski (UFPE)
- Djamel H. Sadok (UFPE)
- Eduardo Souto (UFPE)
- João Júnior (UFPE)
- Marco Antônio Oliveira Domingue (UFPE)
- Guthemberg Silvestre (UFPE)

Resumo - O objetivo principal deste minicurso é fornecer ao aluno subsídios para a compreensão das arquiteturas de redes peer-to-peer (P2P),elucidar aspectos de aplicações já utilizadas, bem como analisar as ferramentas mais importantes de suporte à construção de aplicações colaborativas. Com um enfoque teórico, serão abordados os conceitos, as características, taxonomias, os problemas e desafios encontrados nas redes P2P. Muito tem se falado de redes P2P e de suas aplicações, alguns até afirmam que o futuro da Internet é P2P, o que vem sendo observado em vários trabalhos. Esse minicurso aborda o tema de uma maneira teórica e abrangente, permitindo que o aluno adquira uma ampla visão das tecnologias envolvidas, de sua aplicabilidade, de soluções existentes e de direções futuras. Um aspecto importante na proposta deste minicursoé a utilização da experiência prática dos membros da equipe do grupo de trabalho P2P da RNP, que vem trabalhando para identificar os potenciais dessa tecnologia, bem como problemas que possam surgir a partir da sua utilização. Um grande diferencial deste minicurso em relação ao tutorial apresentado no SBRC 2003 pelo professor Don Towsley é o seu direcionamento à situação atual no backbone da RNP, bem como da utilização de sistemas P2P para aplicações específicas da comunidade acadêmica e de pesquisa no Brasil.
Redes Domiciliares: Princípios e Desafios das Tecnologias sem Novos Fios

- Pedro Velloso (UFRJ)
- Daniel Cunha (UFRJ)
- Aurelio Amodei Junior (UFRJ)
- Marcelo Rubinstein (URJ)
- Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte (UFRJ)

Resumo - Assistimos hoje uma grande oferta de produtos de diferentes tecnologias que se propõem a fornecer recursos de rede para dentro dos nossos lares e também acessoà Internet. Todas as tecnologias visam oferecer banda larga a um baixo custo. As tecnologias podem ser classificadas em com fio, sem fio e sem novos fios. Na solução com fio, a rede Ethernet é a solução convencional, mas a imensa maioria dos lares não possui a infra-estrutura de cabeamento necessária. A tecnologia sem fio é a grande "vedete" dos últimos anos e vem sendo acompanhada por um enorme sucesso comercial e uma grande diversidade de fabricantes e produtos. Apesar desta tecnologia ser imbatível para aplicações que se servem de dispositivos móveis, alguns problemas relacionados a desempenho e cobertura vêm sendo constatados, além do clássico de segurança. Nos últimos anos, a solução sem novos fios recebeu uma atenção especial. Ela tem como idéia básica usar "fios" mas os fios de uma infra-estrutura já existente como as instalações telefônicas, de TV a cabo ou elétricas. Vários fabricantes e organismos de normalização procuram padronizar estas redes que foram denominadas redes domiciliares através da fiação telefônica (Home Phone Network) e as redes domiciliares através de fiação elétrica (Power Line Communications). O curso tem por objetivo apresentar os conceitos e as principais técnicas usadas nas redes domiciliares com ênfase nas redes sem novos fios. São analisados a banda disponível, a modulação, as características do meio físico e o método de acesso. As principais características de cada tecnologia são apresentadas ressaltando-se as principais vantagens e desvantagens de cada uma. Por fim, são apresentadas as possibilidades de que estas trazem para acesso à Internet, as novas propostas e tendências, evidenciando os desafios que fazem deste tema uma área de pesquisa em plena atividade.
Arquitetura para Redes de Sensores Sem Fio

- Daniel Macedo
- Luiz_Henrique Correia
- Carlos Mauricio Figueiredo
- Eduardo Nakamura
- Linnyer Ruiz
- Raquel Mini
- Daniel Câmara
- Eduardo Maia
- Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
- José Marcos Nogueira
- Luiz Filipe Vieira
- Marcos Augusto Vieira
- Diógenes Cecílio da Silva

Resumo - As redes de sensores sem fio representam uma nova teconologia que propõe desafios e oportunidades interessantes em diferentes áreas de conhecimento. Elas são formadas por centenas a milhares de nós sensores depositados sobre uma região a ser monitorada e que se organizam formando uma rede ad hoc sem fio. Os nós sensores têm capacidade de comunicação, processamento e sensoriamento e também possuem uma limitada fonte de energia.
   As redes de sensores sem fio e os nós que a compõem são dependentes da aplicação a que se destinam, isto é, para cada aplicação um tipo de arquitetura de nós deve ser escolhida assim como o conjunto de protocolos de comunição.
   O mini-curso tem por objetivo introduzir os principais conceitos de RSSFs, apresentar as principais arquiteturas (plataformas) de nós sensores desenvolvidas por diferentes grupos de pesquisa, caracterizar as RSSFs e apresentar os perfis de protocolos de organização e comunicação desenvolvidos para cada tipo de aplicação. Além disso, o mini-curso tratará do desenvolvimento de tais aplicações abordando aspectos da arquitetura de nós Mica Motes e seu "sistema operacional" TinyOS. Espera-se que ao final do curso, os participantes estejam aptos a iniciarem o desenvolvimento de aplicações e protocolos para RSSFs utilizando as ferramentas discutidas e apresentadas ao longo do curso.

Tratando a previsibilidade em sistemas de tempo-real distribuídos: Especificação.
Linguagens, Middleware e Mecanismos Básicos

- Raimundo José de Araújo Macêdo (UFBA)
- George Lima, Luciano Barreto (UFBA)
- Aline Andrade (UFBA)
- Alírio Sá (UFBA)
- Frederico Barboza (UFBA)
- Rodrigo Albuquerque (UFBA)
- Sandro Andrade (UFBA)

Resumo - A característica fundamental que distingue um sistema de tempo-real distribuído dos sistemas distribuídos convencionais é seu aspecto de previsibilidade nos requisitos temporais. Esse curso visa introduzir os principais aspectos ligados à previsibilidade temporal em tais sistemas, desde a especificação formal dos requisitos temporais e seu tratamento ao nível da linguagem de programação, até os mecanismos empregados no middleware e suporte operacional básico (Sistema Operacional e Comunicação). O aspecto inovador do curso é permitir que os alunos tenham uma visão ampla e integrada relacionada aos aspectos de previsibilidade, conseqüentemente dos recursos e dificuldades do tratamento desses requisitos em todos os níveis de um software de tempo-real distribuído.
Novos Paradigmas de Projeto e Soluções de Segurança e Desempenho em Redes Wireless

- Christiane Schweitzer (USP)
- Yeda Venturini (USP)
- Tereza Carvalho (USP)
- André Santana (USP)

Resumo - O curso explora de forma teórica e prática os novos paradigmas de segurança e desempenho relativos a redes wireless. Aborda a topologia estruturada e ad hoc, as principais tecnologias, vulnerabilidades de segurança, mecanismos e serviços de segurança suportados pelos padrões, e apresentapropostas de soluções de sistemas de segurança. Além disso, discute o problema de perda de desempenho do TCP em redes wireless, apresentando resultados de simulações e propostas de soluções. O minicurso tem, como principal objetivo, criar uma base sólida e crítica para o desenvolvimento de projetos e soluções que atendam aos requisitos de segurança e desempenho das aplicações wireless, a partir dos aspectos teóricos e tecnológicos.